Reforma Protestante: de Lutero a Peter Wagner

Imagem

Já faz muito tempo… Pra falar a verdade fazem 495 anos… Lutero, indignado com os abusos da igreja romana pregara 95 teses que iriam dividir o Cristianismo para sempre. Passados quase 500 anos depois, o que vejo é que a Reforma iniciada pelo monge alemão teve prosseguimento com vários irmãos que vieram depois…. E uma coisa interessante é que sempre que, à semelhança do grande reformador, alguém redescobre uma verdade bíblica, a igreja institucionalizada de sua época não compreende, critica, condena e até persegue… Foi assim com Lutero e Calvino, foi assim com Wesley  e George Whitefield, e também com Charles Parham e William Seymour, foi assim com Kenneth Hagin e  T. L. Osborn e  é assim hoje com Peter Wagner e  Rick Joyner hoje…

Para muitas igrejas tradicionais históricas, os últimos nomes que eu citei merecem pouca ou nenhuma atenção. Mas para mim, um cristão com crenças pentecostais, o que o vem acontecendo desde Lutero até aqui é uma grande tentativa do Espírito Santo de revelar várias verdades esquecidas e/ou não praticadas pela igreja de Cristo. Os primeiros reformadores teriam, então, descoberto verdades fundamentais a respeito da fé e da salvação – note-se que não sou calvinista-, e a medida que a história da igreja segue algumas outras  verdades, princípios e práticas foram trazidas de volta, como  a prática da devoção, atos de misericórdia, doutrinas complementares sobre a salvação, a santificação, verdades sobre a oração, dons do Espírito Santo, a realidade da cura física, a confissão da fé, evangelismo de multidões, batalha espiritual, renovação do culto,  legitimidade do ministério apostólico, visão celular, governo apostólico e cosmovisão do Reino…

Para citar um teólogo antigo, o calvinista Gisbertus Voetius(1589-1676) escreveu:  “Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est” que quer dizer: “A Igreja é reformada e está sempre se reformando”. O teólogo quis dizer  que o esforço de Deus será sempre para fazer a sua Igreja experimentar não novas verdades, mas experimentar aquelas verdades que muitas vezes foram ignoradas e que ao exame das Escrituras podem ser redescobertas e voltar a ter vida no seio da igreja.

É natural que sempre que o Espírito Santo suscita algo novo na igreja, que a ideia “nova“ seja cercada de opiniões pró e contra e que infelizmente a mesma verdade tende a corromper-se e tornar-se viva de uma forma distorcida na vida da igreja.  Mas Graças a Deus que o que o Espírito Santo parece estar fazendo nestes dias – mesmo em meio a tanta confusão- é esclarecer e levantar mestres capazes de tornar as verdades cristãs claras e equilibradas como as nuvens. Talvez não seja fácil ver… Mas se você procurar com cuidado, longe dos programas de TV, descobrirá pregadores íntegros desvendando segredos das Escrituras mal compreendidos por muita gente… Parece mesmo que Deus está construindo uma grande rede para que experimentemos um dos maiores despertamentos espirituais que já se viram na terra…

Para encerrar, deixo aqui os antigos lemas que marcaram a Reforma, os famosos 5 solas: Sola Scriptura (somente a Escritura), Sola Fides (Somente a Fé), Solus Christus (Somente Cristo) , Sola Gratia (Somente a Graça) e Soli Deo Gloria ( Glória somente a Deus).

Somente o Espírito Santo pode nos levar para o lugar que Deus deseja. Aliás, se eu pudesse acrescentar um lema aos 5 solas, seria: Somente o Espírito Santo!

Que Deus nos abençoe,

Servo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s